Contra o stress, a sua dose diária de relaxamento

O stress é a maldição da vida dos tempos modernos. Todos sofrem de stress. E o stress de que sofremos causa grandes estragos no nosso corpo, nas nossas emoções e nas nossas mentes. Seja porque se sente stressado, abatido pela fadiga ou porque teve um dia miserável, o melhor a fazer é relaxar.

Ver televisão pode ser uma forma de relaxar para alguns, mas não é um método recomendado pelos peritos. Ao vermos televisão, somos bombardeados com, anúncios, sons e imagens. Então, como é possível relaxar? Se existem milhares de formas de ficarmos stressados, sendo uma delas não cumprir prazos, então existem também diferentes maneiras de relaxar.

Em estudos recentes, os peritos determinaram que as doenças coronárias estão relacionadas com a raiva, e a irritabilidade com o stress mental. Demasiado stress pode provocar anemia, o que pode causar um ataque de coração. À luz deste assunto, o relaxamento têm imensa importância. Gerir a raiva e a atitude é significativo para a saúde do seu coração, e o relaxamento pode ajudá-lo a gerir o stress.

Uma maneira de relaxar é a meditação transcendental.

Os estudos referidos acima mostraram também que este método pode ajudar a reduzir o bloqueio das artérias, que consiste na maior causa dos ataques cardíacos e tromboses. Os praticantes de meditação transcendental utilizam o método de repetição da pronúncia de sons tranquilizantes durante a meditação, para atingir o relaxamento total. Os investigadores descobriram que os praticantes de meditação transcendental reduzem significativamente a densidade do sangue, em comparação com aqueles que não praticam este método.

Outro estudo sobre outro método de relaxamento, acupunctura, mostra que este reduz a pressão arterial, enviando várias mensagens funcionais para o cérebro, para que este liberte um composto químico chamado endorfina. A endorfina ajuda a relaxar os músculos, a diminuir os ataques de pânico, a diminuir a dor e a reduzir a ansiedade.

Yoga é outro método de relaxamento com efeitos similares aos da acupunctura.

Em outro estudo, os participantes foram sujeitos, durante alguns minutos, a stress mental. De seguida, foram sujeitos a várias técnicas de relaxamento, como ouvir sons da natureza ou música clássica. Apenas aqueles que praticavam Yoga reduziram significativamente o tempo que demorou a sua pressão arterial a voltar aos níveis normais. O Yoga é uma forma de relaxamento progressivo.

A respiração é um dos métodos mais fáceis de relaxamento.

A respiração influencia quase todos os aspectos do nosso corpo, assim como a nossa mente e o nosso humor. Foque-se simplesmente na sua respiração, após algum tempo conseguirá sentir estes efeitos.

Técnicas de respiração que o podem ajudar a reduzir o stress.

Outra forma fácil para relaxar é fazer exercício. Se se sente irritado, uma simples meia hora de exercício acalmá-lo-á. Apesar de o exercício ser uma óptima maneira de perder peso, não lhe permite gerir o stress de forma apropriada. Por isso, o exercício deve ser utilizado em conjunção com outros métodos.

Uma óptima maneira de relaxar é a massagem. Para relaxar a um nível completo, deverá submeter-se a um massagista profissional.

Vários tipos de massagem, que levam a diferentes tipos de relaxamento.

Outro método de relaxamento é o método de treino psicofisiológico por meio de equipamentos electrónicos, conhecido por Biofeedback. Os programas deste método incluem, normalmente, sessões de 10 horas, com um intervalo de uma semana.

A hipnose é uma técnica de relaxamento controversa. É uma boa alternativa para aqueles que não têm qualquer ideia do que é sentir-se relaxado. É também uma boa alternativa para quem sofre de stress relacionado com problemas de saúde.

Os medicamentos são alternativas extremas para o relaxamento.

Por vezes, não são seguras, nem eficazes como os outros métodos. Este método só é utilizado por recomendação de um médico qualificado.

Estas técnicas são apenas algumas das maneiras possíveis de relaxar.

Outra razão para precisar de relaxar , para além de reduzir a pressão arterial e diminuir as hipóteses de sofrer de um ataque cardíaco ou uma trombose, é o facto de o stress produzir hormonas que suprimem o sistema imunológico, sendo que o relaxamento permite não só a sua recuperação, mas como maior eficiência imunológica.

O relaxamento diminui a actividade do sistema límbico, o centro emocional do cérebro.

Para além disso, o cérebro têm uma necessidade periódica de actividades mais pronunciadas no hemisfério direito. O relaxamento é uma das formas de o fazer.

O relaxamento pode ser realmente útil, uma vez implementadas as técnicas no seu estilo de vida. Por isso, escolha uma técnica que saiba que poderá efectuar regularmente.

Artigo da categoria Bem-Estar e com as tags , , , , . Guardar nos favoritos.

One Response to Contra o stress, a sua dose diária de relaxamento

  1. Isto esta a fazer falta a muita gente que sofre de ansiedade,depressão e não só.exprimentem é BOM

Deixar uma resposta