Missão, visão, valores e política pessoal | Estratégia de marketing pessoal

Missão, visão, valores e política pessoal | Estratégia de marketing pessoal

Para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal necessita olhar para dentro de si e descobrir a sua essência, a sua missão (a sua razão de ser, a sua finalidade), a sua visão (percepção, discernimento, inteligência), valores (princípios e crenças) e política pessoal (a sua forma de agir).

Missão

A missão de uma empresa é a sua “alma”, a sua razão de existência, e deve ir para além do puro materialismo na obtenção de lucros (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a razão da sua existência? O que a faz mover-se, de onde vem a sua força e motivação para viver?

Partindo do princípio que temos todos os recursos essenciais e necessários para conquistar qualquer realização na nossa vida, e que não existem quaisquer barreiras na concretização de qualquer que seja o nosso sonho. Caso pudesse escolher e não tendo quaisquer limites aos seus sonhos pode questionar-se sem pudor de:

  • Qual é o seu apelo à acção?
  • O que mais o realiza?
  • O que o faz sentir-se especial e reconhecido?
  • O que lhe transmite realização pessoal e/ou profissional?
  • Qual o preço que está disposto a pagar para realizar os seus sonhos?
  • Até onde está preparado para ir?

Por exemplo, o seu sonho é a ajuda ao próximo porque alimenta o seu coração ou então administrar sua própria empresa é a realização mais importante para si neste momento.

Por norma todos nós já sabemos o que precisamos, no entanto temos muita dificuldade em reconhecer e assumir esse sentimento dentro de nós. Se olhar à sua volta, o mundo representa essa ausência de realização e é reflexo de nossas escolhas. Será que as verdades impostas pela sociedade tem sido uma resposta positiva? Será que anular os nossos sonhos representa uma solução? Escutando o seu coração e tendo em conta os seus sonhos e realização, que escolhas vai fazer daqui para frente? E não tente abafar seus desejos em função de sua situação actual. O potencial do Ser Humano é imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo-a-passo, dia-a-dia, você poderá alcançar seus objectivos mantendo o foco e a disciplina.

A missão de uma empresa é a razão de sua existência, que sempre deve ir além de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a sua razão?

Visão

A maioria das declarações de visão pessoal giram em torno de a pessoa ser uma pioneira em um nicho específico, e com a diferenciação e qualidade tornar-se reconhecido no meio social e profissional.

  • Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos?
  • Como você se vê com 60 anos?
  • O que deseja ter realizadado?
  • O que deseja ter mudado?
  • Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivência?
  • Que tipo de exemplo deseja ser?

Valores

Os valores representam as crenças sobre as quais regemos a nossa vida, em que é que acreditamos que nos torna especiais e melhores pessoas e profissionais.

Exemplos de valores – honestidade, respeito às pessoas, às lei e ao meio-ambiente, liberdade, fé, boa vontade, fidelidade, amor e valor próprio, entre outros.

  • Quais valores o fazem parar e pensar antes de agir?
  • Que valores gostaria de inserir na sua vida?

Política Pessoal

A nossa forma de agir e como colocamos em prática a nossa missão, visão e valores representa a nossa politica pessoal. As opções que escolhemos e as regras que estabelecemos sobre nos mesmos definem a consistência e firmeza com que percorremos o caminho que definimos para alcançar as nossas realizações.

Por exemplo: suas regras de como administrar as finanças, a metodologia que adopta na educação dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido.

Acredite: estabelecer regras que orientem suas decisões não só facilita o alcance dos objectivos, como também permite liberar sua mente para coisas mais importantes.

Veja também

Publicado por: | Em: 10 Março, 2010
Artigo da categoria Desenvolvimento Pessoal e com as tags , , , , . Guardar nos favoritos.

5 Responses to Missão, visão, valores e política pessoal | Estratégia de marketing pessoal

  1. Antonio Ferreira diz:

    A informação e o conhecimento presentes neste site foram uma agradável surpresa.
    Raramente se encontram temas tão bem extruturados e virados sobretudo para o Eu, ou seja para o valor humano.
    Muito util para consultar e desenvolver em qualquer altura da nossa vida.
    Parabens.
    Antonio Ferreira

  2. Rufino diz:

    É pena que quem está desempregado e procura emprego, não se prepare para as entrevistas, de forma a que possa oferecer ao empregador algo que a empresa precisa.
    Normalmente aparecem numa atitude passiva e sem vntade efetiva de trabalhar.
    É verdade que as escolas não formam para a vida ativa, formam para passividae e o deixa andar.
    Isto acontece, porque poucos sabem que dificuldades passam os empresarios eos seus trabalhadores para conseguirem realizar meios para suprir as despesas dos fins de mês.

  3. uilson diz:

    muito somativo tudo aquilo qui eu li , positivo , com visao critica e ao mesmo tempo positiva temos quer fazer esses questionamentos, para poder cresce tanto espiritualmente com em toda aria de nossas vidas, obrigado

  4. Francisca diz:

    Como dizer o quanto somos bons naquilo que nos propomos a fazer sem arrogância e exageros? Em qualquer fase da vida e da carreira.
    Usar o bom senso e estar apto a mudanças, usar a tecnologia a nosso favor.Eis aqui este site como uma valiosíssima fonte de informações. Parabéns!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>